segunda-feira, 19 de outubro de 2015

“2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária”


Salve! A todos Companheiras & Companheiros do Colegiado e Conselho da  Rede.PE, segue os links com informações sobre o “2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária”

https://soundcloud.com/ii-congreso-cvc/cuna-ii-congreso-el-salvador-cvc?utm_source=soundcloud&utm_campaign=share&utm_medium=facebook

http://goo.gl/HvrmQw

http://www.cvcelsalvador.cc/


 IberCultura Viva divulga resultado de convocatória





O programa IberCultura Viva anuncia os nomes dos selecionados na convocatória que apoia a participação de uma delegação brasileira no 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. Os 20 primeiros colocados receberão passagens aéreas para San Salvador (El Salvador), onde o encontro será realizado entre os dias 27 e 31 de outubro. Caso haja disponibilidade orçamentária, os classificados na sequência também serão contemplados (a depender da cotação dos preços das passagens).
Experiência em atividades culturais comunitárias e articulação de redes culturais em nível nacional e/ou internacional foram levados em conta na seleção dos candidatos, assim como diversidade territorial, de âmbito de atuação, raça e gênero.
Não serão oferecidas diárias nem qualquer outra forma de auxílio financeiro. Todas as demais despesas de viagem são de responsabilidade do candidato. Os recursos da convocatória são oriundos do orçamento da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma digital criada especialmente para o evento: http://cvcelsalvador.cc. Nela estão disponíveis informações sobre hospedagem, transportes, logística, etc. 
Com o tema "Convivência para o bem comum", o 2º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária deve reunir em San Salvador mais de 1.000 representantes de redes, coletivos e entidades culturais da América Latina e do Caribe.
Confira lista dos 30 primeiros colocados:
1 - André Fernandes Gomes de Souza (Agência de Notícias das Favelas)
2 - Afonso Fernando Alves de Oliveira (Pontão de Cultura Canavial)
3 - Damiana de Sousa Campos (Ponto de Cultura Seu Duchim/ Instituto Rosa e Sertão)
4 - Iara Aparecida Ferreira (Ponto de cultura Estrela Guia)
5 -  Geová Alves da Silva (GT de Integração Latino-americano)
6 - Patrícia de Matos Silva (Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE)
7 - Claudio José Moreira da Silva "Cacau Arcoverde" (Ponto de Cultura Orquestra Sertão-Arcoverde/PE)
8 - Marcio Bello dos Santos (Tambores do Tocantins)
9 - Isabel Cristina Alves (Ponto de Cultura Caminhos)
10 - Mestre Alcides de Lima (Ponto de Cultura Amorim Rima/Ceaca)
11 - Karen Cristina Rocha Valentim (Coletivo Flores do Brasil)
12 -  Ivone Chagas Belém Donato (Associação Instituto João Donato de Preservação e Difusão Artística e Cultural)
13 - Carla Taís dos Santos (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé)
14 -  Leandro Artur Anton (Quilombo do Sopapo)
15 - Elisabete Aparecida Dias da Silva (Superando)
16 - Hamilton Richard Alexandrino Ferreira Dos Santos (Nação Hip Hop Brasil)
17 - Vera Cristina Santos e Silva de Athayde  (OCA- Escola Cultural)
18 - Marcelo Ricardo Ferreira  (Ponto de Cultura Nina)
19 - Luciano Gomes Botelho (Associação Coreográfica Hibridus Cia. de Dança)
20 - Maria dos Anjos (Ponto de Cultura Olho do Tempo)

Teresa Albuquerque
IberCultura Viva








terça-feira, 29 de setembro de 2015

Conselho Estadual de Política Cultural

Últimos dias para participar da eleição do Conselho de Políticas Culturais 


Fazedores de cultura de todo o estado que desejarem compor o colégio eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural têm, agora, até o próximo dia 30 de setembro para efetuarem inscrições. A comissão organizadora das eleições decidiu prorrogar o prazo, num esforço para garantir ainda mais participação dos setores artístico-culturais. É necessário baixar os formulários disponível AQUI, preenchê-los e encaminhá-los, juntamente com as documentações comprobatórias, para o e-mail conselhodepolitica@gmail.com.
Confira AQUI os EDITAIS e mais informações.
O processo eletivo ocorre a partir da formação de colégio eleitoral, em três etapas. Nesta primeira, há a inscrição e habilitação para participação no fórum específico de cada segmento. No segundo momento, será realizado um fórum específico por segmento ou área, para eleição de 05 (cinco) delegados em cada um. Por fim, a realização da Plenária Final, para eleição dos representantes do Conselho, que tem 20 assentos para a sociedade civil. Ao todo, serão vinte fóruns e uma plenária final composta por 100 candidatos.
“Esse momento foi muito esperado. É uma conquista da mobilização social dos fazedores de cultura de Pernambuco. O Governo fez a sua parte e continuará a fazer, agora estamos devolvendo para a sociedade a responsabilidade pelos Conselhos, e a convidando a se engajar nesse processo”, relata o secretário de Cultura Marcelino Granja.

http://www.cultura.pe.gov.br/canal/secultpe/inscricoes-prorrogadas-para-as-eleicoes-do-conselho-de-politicas-culturais/

domingo, 31 de maio de 2015

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SISTEMAS DE CULTURA.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SISTEMAS DE CULTURA.
Brasil, Espanha, Colômbia, Uruguai e França.
Data: 01, 02 e 03 de junho de 2015.
Local: Brasília – DF





sexta-feira, 17 de abril de 2015

Videoconferência (SCDC/MinC), Com Ivana Bentes, aportou no Recife / PE



Na tarde desta quinta-feira (16) a Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Ivana Bentes, aportou no Recife para discutir as políticas acerca da Lei Cultura Viva, assim como as diretrizes da pasta, através de uma videoconferência transmitida para todos os estados do Nordeste. Com início a partir das 14h, a ação – iniciativa da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) junto à Representação Regional Bahia e Sergipe (BA-SE/MinC) e a SCDC - aconteceu nas salas do Banco do Nordeste (BNB) presentes nas capitais da região. Qualquer pessoa do país pôde acompanhar o evento e interagir através de um link ao vivo que foi disponibilizado nas redes sociais da RRNE/MinC.










https://www.facebook.com/mincnordeste

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Governo do Estado lança Convocatória Nacional para o FIG 2015

Artistas e grupos culturais de todo o país podem enviar propostas à Convocatória Nacional do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2015). Consagrado como um dos maiores festivais de arte e cultura brasileira, a edição deste ano será realizada entre os dias 16 a 25 de julho e os interessados em integrar a programação terão de 10 a 29 de abril para submeter inscrições. Acesse o edital e formulários aqui.
Através desta Convocatória, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe vão selecionar atividades de fruição e também de formação nas diversas áreas artísticas e culturais. Para o secretário de cultura, Marcelino Granja, “a 25ª edição do FIG vai reforçar o perfil do evento, que tem se firmado no calendário nacional como um momento de celebração da cultura e de um verdadeiro mergulho em toda a diversidade cultural pernambucana e brasileira”, destaca.
A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, comenta duas novidades da Convocatória deste ano que visam valorizar o mérito dos projetos: “A partir desta edição, os proponentes que não forem habilitados na análise preliminar poderão apresentar recursos, que serão avaliados pela Comissão Organizadora. Além disso, também será lançada uma convocatória específica para seleção de representantes dos segmentos que vão integrar a Comissão de Análise de Mérito Artístico-Cultural”.
Na avaliação das propostas, serão considerados critérios como qualidade artística/cultural da atividade, currículo do artista, relevância, originalidade e singularidade da proposta, entre outros.
A divulgação das Propostas Habilitadas na Análise de Mérito Artístico-Cultural acontece no dia 4 de junho. A composição para a programação do FIG 2015 será feita entre 5 a 18 de junho. As propostas habilitadas não têm necessariamente sua participação assegurada na programação do 25º FIG. A quantidade de propostas incluída na programação do festival estará condicionada ao perfil dos espaços e ao orçamento destinado ao evento.
Em breve será divulgada uma convocatória específica para a ocupação da Praça da Palavra e do Pavilhão do Artesanato.
Acesse o edital e formulários aqui.
Fonte: cultura.pe

Colegiado do Conselho dos Pontos de Cultura de Pernambuco apresenta seu cronograma de atividades aos representantes da RRNE/MinC

                                   
                              
      O chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), Gilson Matias, o chefe-substituto, Lucio Rodrigues, e o analista técnico administrativo, Nilton Valença, se reuniram na tarde desta quarta-feira (15) com os membros do Colegiado do Conselho dos Pontos de Cultura de Pernambuco Zé Lourenço (representante da Mata), Cacau Arcoverde (representante do Sertão) e Damiana Julia (representante da Região Metropolitana).
         A equipe veio à Regional com o principal objetivo de apresentar o Plano de Ação do Conselho – cujo irá reger os trabalhos do mesmo, a nível nacional e estadual – e explanar sobre seu cronograma de atividades.
FONTE: mincnordeste

terça-feira, 14 de abril de 2015

Novos rumos para a cultura no Brasil

photo51887242661178965


https://madmimi.com/p/9d5a16?fe=1&pact=29582653806

Novos rumos para a cultura no Brasil

Mais de 500 pessoas participaram das atividades do Encontro de Redes que marcou o lançamento da Lei Cultura Viva em Brasília na última semana. O evento mobilizou Pontos de Cultura, gestores estaduais e municipais, fazedores de cultura, ativistas, movimentos sociais e culturais, parlamentares, autoridades, secretários e ministros de Estado.


                                  Lei Cultura Viva MEMES 11 principais mudancas-02


INSTRUÇÃO NORMATIVA:
Copie e Cole e tenha acesso a Instrução Normativa através do Link Abaixo:

http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1171222/1004+cultura+viva.pdf/b4a7988f-d597-402c-ac35-e257a8d75ab6




Videoconferência com Ivana Bentes, Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC)



  Convidamos em nome do Colegiado de Pernambuco, os conselheiros e toda Rede PE dos Pontos de Cultura, para participar da videoconferência com secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Ivana Bentes

 MINC - Representação Regional Nordeste.

Já se inscreveu para participar da videoconferência com a Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Ivana Bentes? A ação será na quinta-feira (16) - das 14 às 17h - em Recife, e será transmitida para as demais capitais dos Estados do Nordeste. Saiba mais:

mincnordeste 

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil




A brincadeira continua. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco (TBPN) foi aprovado, com unanimidade, como Patrimônio Cultural do Brasil e inscrito no Livro de Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi anunciada, na manhã desta quinta-feira, dia 05 de março, na 78ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que ocorreu na Sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O pedido de inclusão foi solicitado pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), o que afirma a tendência de uma apropriação da sociedade sobre suas manifestações.
Os 22 conselheiros foram favoráveis ao parecer lido pelo relator Conselheiro Luiz Viana Queiroz. Com a aprovação do registro, o Teatro de Bonecos passa a ter proteção institucional, ou seja, mais uma garantia de salvaguarda deste bem cultural, que já se mantém vivo com a força de seus praticantes.
Em depoimento, momentos após a decisão, a presidente da ABTB, Ângela Escudeiro, diz que “é de grande relevância o reconhecimento de uma linguagem artística que possui tanto alcance nas suas comunidades. Para os mestres que trabalham com esta prática é como se da terra seca começasse a surgir a água que alimenta; alimenta a alma e o trabalho deles. Além disso, dá uma visão ampla para a sociedade que vai mexer com as políticas culturais”.
A brincadeira
O Teatro de Bonecos do Nordeste se tornou uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil. A troca intensa possibilitou uma diversidade de temáticas: religiosa, profana ou de costumes populares. E, apesar deste bem ser amplamente conhecido como mamulengo, em cada contexto se desenvolveu de forma diferenciada, por isso, possui diversas denominações: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga no Rio Grande do Norte; Babau na Paraíba; Mamulengo em Pernambuco.
A brincadeira começa com a montagem da empanada, uma espécie de barraca. Depois disso, os brincantes se colocam na parte de trás e então começa o espetáculo com os bonecos em cena e a introdução de um texto poético, a loa. Além da narrativa, a peça contém elementos surpresas, sugeridos, muitas vezes, pelo mestre a partir de um conhecimento prévio sobre o público, por exemplo.
Esta forma de expressão carrega elementos fundamentais para a sustentabilidade da identidade, memória e ainda desempenha um papel agregador que legitima as práticas cotidianas nessas regiões. Dessa maneira, tornou-se uma referência cultural que vem se atualizando, ao longo do tempo, mas que mantém relações de tradição, pertencimento e coletividade no universo cultural na qual se desenvolve.
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, assim, constitui-se não apenas como um Brinquedo ou, simplesmente, um traço do folclore, envolve, sobretudo, a produção de conhecimento criativo, artístico e com uma forte carga de representação teatral.
De acordo com Fernando Augusto Santos, que pesquisa a brincadeira dos bonecos, este tipo de fazer teatro está estreitamente relacionado a grupos sociais específicos e enraizado no cotidiano dessas comunidades “por suas características, meios e modos de trabalho e sobremaneira por seu caráter dramático, que lhe faz representar, reinventar e mesmo transfigurar a cultura, a coletividade e o mundo, que lhes são próprios e nos quais sobrevive”.
Assim, pela representatividade que possui essa manifestação, a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos vêm se articulando para que O Teatro de Bonecos seja reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Iphan e pela sociedade. No texto de inscrição ressalta-se o que este bem “trata-se de uma expressão teatral genuína da cultura brasileira e muito peculiar do nordeste brasileiro, rica da genialidade de seus criadores e na empatia que estabelece com seu público”.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pontos de Cultura passarão a ser política de Estado

  Lei Cultura Viva foi regulamentada e entra em vigor a partir desta quarta-feira
Publicação: 08/04/2015 08:04 Atualização:

Os pontos de Cultura terão legislação própria e serão política de Estado. Essas são algumas das mudanças que passam a valer com o lançamento nesta quarta-feira da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

Instituída pela Lei 13.018/14, mais conhecida como Lei Cultura Viva, a PNCV será lançada pelo Ministério da Cultura (MinC) juntamente com a lei. A legislação foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em julho do ano passado, mas precisava ser regulamentada para entrar em vigor.

“Hoje, os pontos de Cultura, com a Lei Cultura Viva, se tornam uma política do Estado brasileiro, ou seja, independente de governo ou partido eles vão existir dentro da política do país. Isso é algo muito importante para quem produz cultura”, disse a secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes. Ela explica que outra mudança é a possibilidade da autodeclaração. Agora, mesmo aqueles grupos que não forem contemplados pelos editais do MinC poderão ter o reconhecimento de ponto de Cultura. Ela conta que hoje o país tem cerca de 4 mil pontos beneficiados por recursos do Estado e que aqueles grupos que hoje não recebem mais os recursos, reivindicavam continuar com o título, já que não deixaram de desenvolver as ações e os trabalhos.

“Quem produz cultura no Brasil não é só quem recebe dinheiro do edital, não é só quem está vinculado ao recebimento de recurso público. O contingente de produtores culturais no Brasil é gigante”, diz. Para a secretária, outra vantagem da autodeclaração, além do reconhecimento do trabalho, é a possibilidade de mapeamento, por parte do ministério, dos agentes culturais do país, já que para pedir o reconhecimento o grupo terá que preencher um cadastro nacional fornecendo informações sobre suas atividades.

O terceiro ponto de destaque é a criação do Termo de Compromisso Cultural (TCC), que vai mudar a maneira como será feita a prestação de contas dos recursos repassados pelo MinC. A ideia é adequar essa necessidade à realidade dos pontos de Cultura que, muitas vezes, são aldeias indígenas e grupos tradicionais, por exemplo, e que tinham dificuldades com o atual sistema. “Essa prestação de contas vai focar na ação, no cumprimento do objeto. Claro que ele vai ter que mostrar ao Estado a prestação de contas, onde foi gasto o dinheiro, a planilha financeira, vai ter que guardar as notas, mas, para a prestação de contas inicial, o cumprimento do objeto é mais importante”, ressalta Ivana Bentes. 

A secretária informa que a regulamentação foi debatida com diferentes atores para que atendesse tanto às necessidades jurídicas quanto à realidade dos pontos. “Foi discutido com o MinC, com a Controladoria-Geral da União, advogados, ou seja, a lei está totalmente dentro do arcabouço jurídico e legal”.

Como a lei beneficia ações e manifestações culturais que já existem em todo o país, o reconhecimento dos pontos de Cultura fará com que essas iniciativas ganhem cada vez mais visibilidade e se aproximem ainda mais da sociedade, mostrando a produção cultural. “A gente entende que essa autodeclaração e esse mapeamento vão dar visibilidades, fazer com que esses agentes sejam empoderados. Eles vão ganhar um reconhecimento social. Em uma sociedade contemporânea, a cultura é um agente político, a produção cultural é um agente de formação e educação”.

Os pontos de Cultura estão presentes em cerca de mil municípios de 26 estados brasileiros, segundo o MinC. O lançamento desta quarta-feira será na Sala Funarte Cássia Eller e contará com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, além de gestores de cultura e representantes da sociedade civil.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Atenção a quem trabalha com Acessibilidade!



Congresso de Acessibilidade

Este Congresso será Online

De 06 a 12 de Abril de 2015

Segue o link para quem quiser fazer a inscrição

http://www.congressodeacessibilidade.com/


Baixe esses livros é Grátis:

https://docs.google.com/file/d/0ByVzKE2kN4-uU21fbG9HTHItREE/edit?pli=1

Cartilha dos Direitos
da pessoa com Deficiência
desenvolvida pelo IBDD
Instituto Brasileiro dos Direitos
da Pessoa com Deficiência.

https://docs.google.com/file/d/0ByVzKE2kN4-uN2N6MEVKQlQ3SE0/edit

Livro Inclusão social
da pessoa com deficiência: 
Medidas que fazem a diferença!

desenvolvida pelo IBDD
Instituto Brasileiro dos Direitos
da Pessoa com Deficiência.

domingo, 22 de março de 2015

Tábua Esmeraldina

Tábua Esmeraldina
É verdade! É certo! É a verdade toda!
O que está embaixo é como o que está em cima,
o que está em cima é como o que está embaixo,
para que os milagres do Uno se realizem.
Assim como todas as coisas se fizeram do Uno
através de uma mediação,
todas elas nasceram desse Uno por transmissão.
O seu pai é o sol,
a sua mãe é a lua,
o ar as teve em seu ventre,
e a sua ama foi a terra.
O pai de todos os talismãs é onipresente no mundo inteiro.
Sua força permanece imaculada quando é usada na terra.
Separa, com grande amor e profunda visão interna e sabedoria,
a terra do fogo, o que é delicado do que é duro, denso e solidificado.
Da terra sobe ao céu, e de lá desce novamente à terra, adquirindo,
assim, para si, a força do que está em cima e do que está embaixo.
Assim possuirás a glória do mundo todo,
e por isso toda a treva fugirá de ti.
Essa é a força mais poderosa de todas as forças,
porque vencerá tudo o que é mole
e penetrará tudo o que é duro.
Assim o mundo foi criado. E dele se originarão, do mesmo modo,
criações maravilhosas.
Por isso fui chamado Hermes,
o três vezes grande, porque possuo os três aspectos da
doutrina de sabedoria do mundo inteiro.
Completo está o que eu disse com referência à preparação do ouro.
Texto da Tábua Esmeraldina, atribuída a Hermes Trismegisto.

terça-feira, 17 de março de 2015

Participação dos Pontos de Cultura no Todos por Pernambuco

Prezados(as),

Segue o ofício convite aos Pontos de Cultura do estado de PE, vamos comparecer e levar o máximo de artistas e produtores culturais para os encontros que ainda faltam: 


CONVITE
Participação dos Pontos de Cultura no Todos por Pernambuco
Todos por Pernambuco é um Ciclo de seminários regionais promovido pelo governo do estado para escutar a população de cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado.
O primeiro será nesta sexta-feira (13), em Araripina, nas instalações da Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil organizada de várias cidades vizinha. A programação segue abaixo:
Calendário Todos por Pernambuco 2015
Cidades
Data
Instituição
Endereço
*Araripina
13/mar
Escola Técnica Pedro Muniz Falcão
Rua Projetada, S/N, Bela Vista.
*Petrolina
14/mar
Escola Técnica do SENAI
Avenida Mossenhor Ângelo Sampaio, 267, Areia Branca.
*Salgueiro
15/mar
Instituto Federal de Execução, Ciência e Tecnologia.
BR 232, Km508, sentido Recife – Zona Rural
*Floresta
19/mar
Instituto Federal de Execução, Ciência e Tecnologia.
Rua Projetada, S/N, Caetano
*A.   Ingazeira
20/mar
Instituto Federal de Execução, Ciência e Tecnologia.
Rua Edson Barbosa de Araujo, S/N
*Arcoverde
21/mar
Autarquia de Ensino Superior – AES / EREM Vitoriano Freire
AESA – Rua Gumercindo Cavalcanti, nº 420
Surubim
09/abr
Escola Técnica Antônia Arruda de Freitas
Rua Antônio Heráclito do Rego, S/N, Centro
Garanhuns
10/abr
Hotel Tavares Correia
Avenida Rui Barbosa, 296 – Heliópolis
Caruaru
11/abr
FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Av. Azevedo Coutinho, S/N, Petrópolis
Timbaúba
23/abr
Escola Técnica Miguel Arraes de Alencar.
Rodovia PE 82 – S/N – Loteamento Sapucaia
Palmares
24/abr
Autarquia Educacional da Mata Sul (FAMASUL)
BR 101 Sul, KM 186, Campus Universitário
Recife
29/abr
Centro de Convenções
Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda
(*Cidades já realizadas )
Sabendo da importância dos Pontos de Cultura e suas ações no estado, convidamos a todos para participarem desse momento importante de construção das políticas culturais.

Todos por Pernambuco vai ser realizado no primeiro semestre de 2015 para a primeira rodada de escutas para que se possa priorizar as ações que serão implementadas nos próximos quatro anos. Durante os seminários, os cidadãos e a sociedade vão debater e apresentar diretamente aos membros do Governo, as necessidades e problemas específicos de cada região.
Nessa agenda os integrantes da equipe do Cultura Viva estarão na caravana junto com o excelentíssimo senhor Governador Paulo Câmara e o senhor Secretario de Cultura Marcelino Granja, e após a rodada de debates, a proposta é que possamos sentar com os Pontos de cada região visitada e realizar uma escuta direta com as demandas de cada um. Nossa equipe estará entrando em contato para mobilizar e construir essa troca de saberes.
Lembramos que nessa agenda não será oferecida estrutura logística de transporte e de hospedagem.
Ressaltamos a importância da participação de cada Ponto de Cultura, a fim de desenvolver o nosso Plano de Ação para o próximo período.
Atenciosamente,
Rafael Buda
Coordenador Cultura Viva
Coordenação
Programa Cultura Viva   
FUNDARPE- Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife - PE; 81 3184.3013/14
pontosdeculturape.fundarpe@gmail.com
http://www.fundarpe.pe.gov.br/